A Fundação MASC capacitou, recentemente, organizações da sociedade civil co-requerentes dos parceiros da União Europeia (UE) a melhorar os seus sistemas e procedimentos financeiros. A formação, que decorreu em Maputo de 20 a 22 do mês corrente, reuniu 19 técnicos da área administrativa e financeira e coordenadores das diferentes organizações, dos quais onze mulheres e oito homens.
Esta acção visa, entre outros objectivos, fortalecer as competências, das organizações, no desenho do sistema administrativo e financeiro; potenciar suas habilidades na elaboração e gestão de orçamentos; consolidar suas competências na elaboração de registos contabilísticos bem como criar uma consciência de gestão financeira alinhada às melhores práticas aceitáveis.
No decurso da formação, as organizações aprenderam os procedimentos para a elaboração de manual administrativo e financeiro; relatórios financeiros; diários e reconciliações bancárias e outras temáticas relevantes no campo financeiro. Para uma melhor apropriação destas matérias, os formandos, com o apoio da Fundação MASC, realizaram trabalhos individuais e em grupo bem como procederam as respetivas apresentações em plenária, o que permitiu um debate alargado e troca de experiências entre as organizações.
Segundo os participantes, a formação foi-lhes muito útil e relevante e asseguram que o aprendizado vai melhorar o desempenho financeiro das suas organizações. Por outro lado, estes louvam a iniciativa e recomendam que mais formações desta natureza sejam proporcionadas em outras ocasiões.
Esta capacitação enquadra-se no âmbito da assistência técnica prestada pela Fundação MASC à UE, cujo objectivo geral é de aumentar a consciência nas temáticas promovidas pelos convites à apresentação de propostas e de assistir aos beneficiários das subvenções dos instrumentos temáticos da UE na implementação dos seus projectos.
0 comentários: