A Fundação MASC em parceria com a KUWUKA JDA e a Plataforma Distrital de Chibuto realizam amanhã, dia 17 de Agosto, uma Mesa-Redonda no Distrito de Chibuto para reflectir sobre os desafios que o processo de reassentamento representa na vida das comunidades, bem como as oportunidades do projecto das areias pesadas para o desenvolvimento do distrito.
Com esta mesa-redonda pretendem-se debater sobre quais as oportunidades e desafios que tem surgido no processo de reassentamento para o Governo local e para a comunidade de Chibuto e como estas devem ser tomadas em consideração com vista a melhorar processos futuros por um ado e por outro, reflectir sobre as oportunidades socioeconómicas que o empreendimento das areias pesadas representa para a comunidade de Chibuto.
Este evento vai contar com a participação do Director Provincial de Recursos Minerais; Administradora do Distrito de Chibuto; Presidente do Conselho Municipal da cidade de Chibuto, a Comissão Distrital de reassentamentos; Empresários locais; Empresa de exploração das Areias Pesadas; a plataforma da sociedade civil de Chibuto e vários outros actores.
Refira-se que este debate acontece no âmbito das descobertas de ocorrência de areias pesadas, no distrito de Chibuto, numa área de 11 mil hectares, com um potencial de pouco mais de 70 milhões de toneladas de minérios. As areias pesadas foram concessionadas às empresas Chinesa Anhui Foreing Economic Construction Group e Yunnan Xinli Non-Ferrours Metals Co, cuja extracção prevê a construção de uma unidade de processamento. Este investimento prevê a retitada e relocação de 400 famílias.
Boa noite irmãos somente Tenho a lamentar sobre o meu Distrito de Moatize,Realmente,quando ouvíamos sobre as industria instrativas pensávamos que fosse uma caisa que nao nos prejudicassem-nos mais afinal de conta este Distrito daqui há 10 anos para frente ja nao seremos pessoas.visto que agora Ha muitas Doenças da Tuberculose há Relação nos Anos de 1990 há 2000,mais hoje somos vitima na Respiração,sempre ha gragata fica seco,com sujedades.de poeras ,as casas nao digo, visto elas esta cheio de Rachas nas paredes por causo de Estudos de Espulsao das Minas da Vale de Moçambique.
ResponderEliminarSaudações, Manuel José! Muito obrigado pela sua contribuição. Melhores cumprimentos
Eliminar